História

Em 1840...

...Um novo hotel despontava nos terrenos acidentados de Vila Rica, então capital do Estado das Minas Gerais. Pouco tempo depois, o ouro começaria a escassear e Belo Horizonte passaria a ser a nova capital mineira.

1980

Ressurgiu, então, o interesse em transformá-lo novamente, em hotel, uma vez que Ouro Preto, tombada pelo Patrimônio Histórico, passou a ser foco da atenção mundial, atraindo milhares de turistas todos os anos. Iniciou-se, assim, uma incansável pesquisa que passou pela própria história da cidade e do hotel através de documentos, quadros e fotografias. Da fachada de mais de um século, todas as características foram rigorosamente preservadas , assim como, as grades inglesas dos balcões que circundavam todo o prédio. As janelas foram fielmente reproduzidas. A cor da pintura original foi obtida através de uma delicada raspagem de fragmentos das paredes.

1994

O histórico Hotel Monteiro, do século XIX, finalmente abre suas portas em dezembro de 1994, sob o nome de Hotel Nossa Senhora do Rosário.

2002

Em 2002 a estrutura do Hotel Nossa Senhora do Rosário ganha uma ampliação, com novos apartamentos construídos no anexo, representado pela casa vizinha ao casarão.

2007

Em 2007 o Hotel Nossa Senhora do Rosário ganha novos donos e sofre uma nova intervenção, resgatando em seu interior, itens componentes do antigo casarão do século XIX, suprimidos na reforma de 1980, entre eles, a bela balaustrada em pinho de riga da escadaria que leva aos pisos superiores e o piso de ladrilhos hidráulicos e passa a se chamar Hotel Solar do Rosário.

2009

Finalmente, o Hotel Solar do Rosário recupera todo o seu esplendor de mais de um século, incorporando-se às modernidades do século XXI.

2013

A história continua...

Compartilhe